Exposição fotográfica revela História, Memória e um Novo Olhar dos Mirantes
Exposição fotográfica feita por crianças será inaugurada no dia 13 de Abril, às 14 horas, no Mirante do Canhão, Outeiro, em Ilhéus. O trabalho é resultado das oficinas gratuitas de fotografia do projeto “Mirante: História, Memória e um Novo Olhar”, uma iniciativa da Associação Filtro dos Sonhos, com apoio financeiro do Fundo de Cultura e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.
Entre aulas teóricas e práticas sobre o universo da fotografia digital, os alunos foram estimulados a conhecer a história do Outeiro de São Sebastião, o primeiro bairro de Ilhéus e um dos primeiros assentamentos da Bahia, erguido na primeira metade do século XVI. Segundo Cris Passos, coordenadora administrativa da Filtro dos Sonhos, “a iniciativa nasceu ao percebemos a necessidade de um trabalho que colabore com o resgate da história local. Nosso projeto é voltado para as crianças porque entendemos que a preservação e construção da nossa história só vão ser possíveis através de uma forte ligação entre as diferentes gerações”.
A afinidade dessa nova geração com a tecnologia foi o caminho para despertar o interesse das crianças por uma linguagem artística e de uma melhor compreensão sobre lugar onde vivem. “As fotos evidenciam a simplicidade e curiosidade características do olhar infantil, a leveza pra conciliar nas lentes o presente e o passado ainda vivo no bairro. Eles entenderam a história local, e agora de forma mais consciente, fazem parte dessa memória”, comenta Ana Sales, uma das ministrantes das oficinas.
A exposição será de 40 fotos que mostram o cotidiano do Outeiro, seus mirantes, arquitetura e moradores mais antigos. Após a inauguração, dia 13, as fotos ficarão em exposição definitiva no próprio bairro, distribuídas nas casas, estabelecimentos, associações e igreja, como forma de estímulo para preservação da história do Outeiro, de Ilhéus e sua memória.